domingo, 24 de junho de 2012

Rio+20 Um Fiasco Anunciado e Esperado

          A primeira quinzena de Junho de 2012 foi marcada por mais uma cúpula de povos. Aconteceu a Rio+20, onde centenas de chefes de estado de seus devidos países, quase todos os países desse surrado planeta (não para eles), estavam ali reunidos após 20 anos da Eco 92, para avaliar os resultados de decisões tomadas nessa conferência de duas décadas atrás, e criar novos mecanismos e metas para uma vida planetária mais sustentável e uma economia baseada no verde (ambiente), notoriedade que ainda não perceberam, acredito eu, pelo fato de acharem que  a atual economia baseia-se em Merlim ou para os mais modernos Mister-M, ambos com supostos poderes sobrenaturais onde podem até fazer as coisas surgirem do nada; na verdade tanto um como o outro são ou foram grandes ilusionistas e bons enganadores dos nossos tropeços nêuricos.
          Mas sabendo que o mundo real é constituído de matéria finita, não atentam nossos nobres representantes estadistas a estas questões de emergência, que conseguem discutir de 20 em 20 anos, e caminhamos para um futuro que poderá ser um dos mais calamitosos desde a existência do homem. Falta recursos para nossas necessidades mais básicas e centenas de milhões de pessoas morrem todos os anos; já consumimos cerca de 40% dos recursos finitos desse planeta, e o ser Humano já planeja migrar para outros planetas, e começar também a buscar matéria prima em Asteroides.
          Sou ambientalista desde que me entendo por gente, e quando a Eco 92 aconteceu eu tinha 12 anos, tudo na época era muito novo para todos, eu vibrava, e quando a conferência acabou todos acreditaram que o futuro seria de positividades, mas a raça humana relaxou e esqueceu do compromisso ali firmado. O planeta mudaria drasticamente com o surgimento de uma nova era tecnológica que levaria os seres humanos cada vez mais para longe do natural, onde os países com o encurtamento da comunicação e as facilidades de comércio entre si, começaram uma guerra de economias, onde a massa H. sapiens  e o planeta foram os maiores perdedores. Da Eco 92 até a Rio+20 a população da terra aumentou em praticamente dois bilhões de habitantes, e as expectativas é que atinjamos rapidamente os dez bilhões. Nossa pegada ecológica hoje equivale a um planeta e meio, ou seja, se continuarmos nesse rítimo, sucumbiremos como espécie, e talvez assim nos conformemos.
          Acredito que não devamos esperar por decisões políticas, até por que não temos políticos e sim politiqueiros que amarram os interesses de uma minoria, mesmo sendo a massa que os sustenta. Um exemplo real foi o resultado dessa conferência, onde seguramente foram gastos bilhões e nada foi feito de novo ou mesmo de concreto. Com essa mesma verba seria mais interessante criar-se um fundo global para inicio de atividades mitigadoras ao meio ambiente.
          Cada ser humano precisa hoje e adiante, começar a praticar a sustentabilidade ambiental, consumindo  o necessário e avaliando o que é realmente necessário para sua sobrevivência familiar ou individual, mas sempre pensando-se na coletividade. Temos um poder que infelizmente não praticamos, que é o da escolha, podemos mudar uma nação e até o planeta, apenas com escolhas positivas, podemos mudar a política inteira de um pais, apenas com a escolha do voto certo, podemos mudar o pensamento da economia voraz global e transformá-la em uma economia verde (ambiental e sustentável), apenas com a escolha certa diária em nossas compras.
          Você, é que tem que fazer a diferença, e creio que se nesses últimos 20 anos sempre tivéssemos escolhido as melhores opções, essa conferência teria sido apenas um marco em um processo que teria mudado a história desse planeta, e assegurado um futuro melhor para as gerações vindouras. Ainda há tempo, por isso não espere, seja a diferença que esse planeta precisa, pois ele é a sua casa e de seus familiares e descendentes.

Alessandro Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário