sábado, 20 de novembro de 2010

Polícia Apreende 107 Pássaros Silvestres em MS

 Foto: PMA-MS.
           Policiais Militares Ambientais apreenderam, em Anaurilândia (MS), na quinta-feira (18), 107 pássaros silvestres. As aves estavam em uma pousada e foram encontradas junto com um homem, morador de São Paulo, que deve responder por crime ambiental. Os animais serão encaminhados, nesta sexta-feira (19), ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande.
          Segundo o envolvido relatou à polícia, ele mesmo estava capturando os pássaros na região, desde domingo (14), e levaria os animais para a capital paulista na noite de quinta-feira. Das 107 aves, mais de 80 são filhotes. O homem que capturou os animais e comercializaria as aves foi multado em R$ 53,5 mil, de acordo com a PMA.

Matéria Compilada do site G1: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/11/policia-apreende-107-passaros-silvestres-em-ms.html


          O maior responsável pela existência do tráfico de animais silvestres indefesos, são as pessoas que compram esses animais. Não comprem animais que não sejam legalizados pelo IBAMA.

Alessandro Abreu.

Em Defesa de um Meio Ambiente Equilibrado.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Biodiversidade em Risco

          Vivemos hoje uma crise de identidade, de um lado a possibilidade de sermos o país da mega biodiversidade e sustentabilidade e do outro a idéia ultrapassada de desenvolvermos uma economia baseada no capitalismo selvagem, que é praticado pelas grandes potências "desenvolvidas", adotando uma exploração cega de nossos recursos. Dentro dessa dinâmica, nossos políticos querem alterar o nosso Código Florestal Brasileiro, de forma rápida e sem estudos do impacto que isso pode ter em nossos Biomas e no nosso estilo de vida.
          A alteração da forma de gerenciamento de parte de nossos recursos, no caso nossas florestas, que são a base da matriz energética, ecológica e biológica, poderá trazer danos irreparáveis no médio e longo prazo, causando um retrocesso econômico dez vezes maior do que atualmente vivemos, podendo levar o Brasil a repensar suas ações estratégicas quando não houver muitas opções a serem tomadas como medidas reparadoras.
          Antes de uma "reforma" em nosso Código Florestal, nossos representantes eleitos, desde o vereador ao presidente da república, DEVEM reorganizar toda nossa estrutura de agricultura, mapeando os grandes, médios e pequenos produtores, regularizando sua situação e terminar a reforma agrária aos que de sério, desejam trabalhar no meio rural; melhorar e implantar infra estrutura em nossas unidades de conservação em todos os níveis existentes, criando plano de manejo, pesquisa e turismo nessas áreas, criando novas unidades de conservação estratégicas para cada ecossistema, para então, assim, percerber a nível profundo depois de avaliação sistêmica de nossos biomas e do que temos de real em biodiversidade, a necessidade de conservação com os parâmetros já existetes ou a modernização dessas ações, para desta feita entendermos o que de necessário seja realmente urgente ou não.
          A sociedade brasileira precisa ser esclarecida dos riscos que corremos diante de mudanças ao escuro e sem estudos profundos, somos uma nação continental, e cada alteração nos preceitos de nossa legislação devem ser rigorosamente seguidas de muito estudo e discussões de todos os setores de nossa magnífica sociedade.
          Somente conhecendo a profundo o que possuimos de biodiversidade e recursos naturais é que poderemos então avaliar com excelência as propostas irresponsáveis de políticos que lutam pelo interesse de uma minoria dominante nesse país; conheça então os principais tópicos de que se trata essa proposta partida de uma mente medíocre e destreinada para atuar no poder público.
     
 Tópicos da Proposta de alteração do Código Florestal:

- Anistia para desmatamento e ocupação de Áreas de Preservação Permanente.

- Fim das Áreas de Preservação Permanente.

- Permitir que os estados diminuam o tamanho das APPs.

- Fim da Reserva Legal ou anistia para seu desmatamento.

- Recomposição da Reserva Legal com Exóticas.

- Escambo de áreas desmatadas na Mata Atlântica ou no Cerrado por floresta na Amazônia.

- Reduzir a Reserva Legal na Amazônia.   


Alessandro Abreu.



Leia Mais sobre o assunto: www.sosflorestas.com.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Odisséia de Uma Baleia Franca

          Uma semana, isso mesmo, uma baleia adulta conhecida popularmente por Baleia-franca (Eubalena australis), encalhou em uma praia no litoral sul de Santa Catarina em Itapirubá. Já nas primeiras notícias a pesquisadora de um dos projetos que existem na região avaliou a situação e em sua presunção disse que iam esperar a maré subir para ver se o animal que estava saudável sairia sozinho da situação em que se envolvera, e se caso isso não acontecesse nas primeiras 24hs, tomariam as providências para o resgate do animal à vida marinha novamente.
          Mais o que se seguiu foi uma aventura seguida de erros e avaliações de pessoas que se julgam preparadas, onde o principal ator envolvido sofria na praia exposto a sol que queimava sua pele frágil e a areia cortante da praia que dilacerava o ventre do pobre animal. Depois de uma aula de incapacidade dos "gestores" a Baleia foi dada como incapaz de ser devolvida ao mar, devido aos ferimentos que sofrera enquanto os burocratas "pop stars" de instituições criadas a décadas não sabiam que atitudes tomar para a remoção do animal ao mar.
          Injeção Letal, pois é, essa foi a alternativa encontrada pelo grupo de "especialistas", que nem ao menos aplicaram a dose certa no animal já cansado e mutilado pela incompetência dos mesmos, agora além de ferido carregava substâncias letais em seu organismo, que por uma dosagem inadequada, o que deveria ser uma abreviação de seu sofrimento causou-lhe mais prolongamento de dor. Até o momento que escrevo os danadões não sabem se aplicam ou não outra dose, talvez gostam de ver cenas de terror como essa.
          A incompetência de muitos que só querem aparecer na mídia e sobrepor seus trabalhos à causa, leva a esses finais tristes, que na ausência de interesses obscuros poderiam ter levado a um final positivo para a Eubalena. Infelizmente  a sua Odisséia não teve final feliz como na mitologia.

Alessandro Abreu.

Outras notícias do caso:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2§ion=Geral&newsID=a3038318.htm