terça-feira, 2 de novembro de 2010

Biodiversidade em Risco

          Vivemos hoje uma crise de identidade, de um lado a possibilidade de sermos o país da mega biodiversidade e sustentabilidade e do outro a idéia ultrapassada de desenvolvermos uma economia baseada no capitalismo selvagem, que é praticado pelas grandes potências "desenvolvidas", adotando uma exploração cega de nossos recursos. Dentro dessa dinâmica, nossos políticos querem alterar o nosso Código Florestal Brasileiro, de forma rápida e sem estudos do impacto que isso pode ter em nossos Biomas e no nosso estilo de vida.
          A alteração da forma de gerenciamento de parte de nossos recursos, no caso nossas florestas, que são a base da matriz energética, ecológica e biológica, poderá trazer danos irreparáveis no médio e longo prazo, causando um retrocesso econômico dez vezes maior do que atualmente vivemos, podendo levar o Brasil a repensar suas ações estratégicas quando não houver muitas opções a serem tomadas como medidas reparadoras.
          Antes de uma "reforma" em nosso Código Florestal, nossos representantes eleitos, desde o vereador ao presidente da república, DEVEM reorganizar toda nossa estrutura de agricultura, mapeando os grandes, médios e pequenos produtores, regularizando sua situação e terminar a reforma agrária aos que de sério, desejam trabalhar no meio rural; melhorar e implantar infra estrutura em nossas unidades de conservação em todos os níveis existentes, criando plano de manejo, pesquisa e turismo nessas áreas, criando novas unidades de conservação estratégicas para cada ecossistema, para então, assim, percerber a nível profundo depois de avaliação sistêmica de nossos biomas e do que temos de real em biodiversidade, a necessidade de conservação com os parâmetros já existetes ou a modernização dessas ações, para desta feita entendermos o que de necessário seja realmente urgente ou não.
          A sociedade brasileira precisa ser esclarecida dos riscos que corremos diante de mudanças ao escuro e sem estudos profundos, somos uma nação continental, e cada alteração nos preceitos de nossa legislação devem ser rigorosamente seguidas de muito estudo e discussões de todos os setores de nossa magnífica sociedade.
          Somente conhecendo a profundo o que possuimos de biodiversidade e recursos naturais é que poderemos então avaliar com excelência as propostas irresponsáveis de políticos que lutam pelo interesse de uma minoria dominante nesse país; conheça então os principais tópicos de que se trata essa proposta partida de uma mente medíocre e destreinada para atuar no poder público.
     
 Tópicos da Proposta de alteração do Código Florestal:

- Anistia para desmatamento e ocupação de Áreas de Preservação Permanente.

- Fim das Áreas de Preservação Permanente.

- Permitir que os estados diminuam o tamanho das APPs.

- Fim da Reserva Legal ou anistia para seu desmatamento.

- Recomposição da Reserva Legal com Exóticas.

- Escambo de áreas desmatadas na Mata Atlântica ou no Cerrado por floresta na Amazônia.

- Reduzir a Reserva Legal na Amazônia.   


Alessandro Abreu.



Leia Mais sobre o assunto: www.sosflorestas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário